(87) 98153-3502

NO AR

Web Rádio Petrópolis

webradiopetropolis.com.br

Brasil

PIB de Pernambuco fica estável em maio

Publicada em 21/07/2022 às 11:45h - 140 visualizações

por


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Aumento foi de 0,2%, segundo os números da Condepe/Fidem. Expectativa para os próximos meses é de recuperação mais robusta

Por Eduarda Barbosa

21/07/22 às 10H15 atualizado em 21/07/22 às 10H20

Refinaria Abreu e Lima

Refinaria Abreu e Lima - Foto: Divulgação/Petrobras

A economia pernambucana demonstrou estabilidade entre maio e abril deste ano. O Produto Interno Bruto (PIB) do Estado registrou uma variação de 0,2% no período, dado divulgado pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve crescimento do PIB de 0,3%. Apesar de apresentar uma pequena variação de crescimento, o segundo semestre pode ser melhor no Estado.

Retorno das atividades

“Depois da abertura das atividades econômicas vivenciadas no Estado, a economia de Pernambuco teve um pique em termos de recuperação mais no final do ano passado. Este ano começou uma acomodação, é uma estabilidade que coloca a perspectiva de no segundo semestre ter uma melhoria”, explicou o diretor de Estudos, Pesquisa e Estatística da Condepe/Fidem, Maurílio Lima.

Essa expectativa de melhoria no segundo semestre pode ser alcançada com a recuperação dos dados da indústria, que apresentou ainda resultado negativo entre abril e maio deste ano comparado ao mesmo período de 2021. Em relação ao ano passado, os números mostram que a agropecuária teve crescimento de 11%, a indústria registrou queda de 2,9% e os serviços tiveram um resultado de 0,6%.

Leia também

• Mercado vê Selic mais alta em 2023, com inflação maior no ano que vem• Inflação medida pelo IGP-10 sobe 0,60% em julho• Bolsonaro contrariou Economia para dar R$ 2 mil a policiais de sobreaviso

“A indústria teve desempenho negativo devido aos problemas ainda enfrentados com a Refinaria Abreu e Lima. Esperávamos que quando ela retomasse as atividades voltasse a fluir inteiramente, mas isso não ocorreu. Junto com a refinaria, a indústria automobilística também sofreu queda em Pernambuco e no cenário nacional, com dificuldades de produção de matéria-prima e equipamentos devido à pandemia de Covid-19. Então, esses processos influenciaram o resultado da indústria geral em Pernambuco. Esperamos que no segundo semestre o segmento automobilístico possa atenuar esses problemas e assim melhorar o resultado do Produto Interno Bruto estadual”, analisou Maurílio Lima.

Unmute

Current Time 0:09

Comparação mensal

Pelos dados divulgados pela Condepe/Fidem, no comparativo do mês de maio com abril deste ano, o setor da agropecuária obteve índice de 3,7%, a indústria ficou com 3% e o setor de serviços registrou queda de 0,4%.

Segundo a análise dos dados, a agropecuária segurou o resultado do PIB pernambucano. “A agropecuária deu uma segurada, seguiu com as culturas da safra e não teve grandes problemas climáticos enfrentados”, acrescentou Maurílio Lima.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
NO PALCO GOSPEL DO FIG 2024 QUAL DESSES VOCE QUE VÊ?

 ALYNE BARROS
 DALETE HUNGRIA
 DAVI SACER
 GERSON RUFINO
 JULIANO SOM
 VALESCA MAISSA







.

LIGUE E PARTICIPE

Visitas: 585739
Usuários Online: 81
Copyright (c) 2024 - Web Rádio Petrópolis
Converse conosco pelo Whatsapp!