Conforme anunciado anteriormente por Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, o objetivo é iniciar um processo de retirada dos criminosos da região
Eduarda Melo
Cadastrado por
Eduarda Melo
Publicado em 31/01/2023 às 6:46
NOTÍCIA
Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva - FOTO: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou na última segunda-feira (30) o corte dos tráfedos fluvial e aéreo de garimpos ilegais em terra Yanomami.
Conforme anunciado anteriormente por Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, o objetivo é iniciar um processo de retirada dos criminosos da região.
Lula determinou, em reunião com alguns dos seus ministros e o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Damasceno, que as ações sejam feitas o mais breve possível, "para estancar a mortandade e auxiliar as famílias yanomami".
GOVERNO REALIZA MEGAOPERAÇÃO
A ministra Marina Silva havia dito em entrevista que o governo planeja realizar uma megaoperação, com a participação de vários ministérios.
"As iniciativas visam combater, o mais rápido possível, o garimpo ilegal e outras atividades criminosas na região impedindo o transporte aéreo e fluvial que abastece os grupos criminosos", disse o governo através de nota.
De acordo com o Uol, o objetivo da operação é a retirada de até 40 mil garimpeiros da região.
"Vamos atuar firmemente e o mais rápido possível na assistência de saúde e alimentação ao povo Yanomami e no combate ao garimpo ilegal", disse o presidente Lula nas redes sociais.
LEIA TAMBÉM
Bolsonaristas defendem nome de André Ferreira para disputa municipal no Recife
Raquel Lyra terá mais dificuldades para aprovar projetos na Assembleia. Entenda razões do 'engessamento' criado
MUDANÇAS NO PIS 2023: LULA vai pagar o abono salarial com MENOR VALOR aos NASCIDOS EM JANEIRO? Entenda
Ainda na manhã da última segunda-feira (30) o governo já havia determinado que um grupo de trabalho fosse criado, com o objetivo de "propor medidas contra a a atuação de organizações criminosas, inclusive com a exploração do garimpo, em terras indígenas.