BLOG DO CARLOS EUGÊNIO |
A cidadã Ângela da Silva Santos acionou o Blog do Carlos Eugênio para registrar que aguarda há mais de três meses (desde 3/4/2023) uma consulta médica na especialidade de Psiquiatria, que segundo Ela, foi colocado como de “urgência”, após atendimento na Unidade de Saúde de Manoel Chéu.
De posse das informações da Cidadã, dentre elas o número do Cartão do SUS, o Blog manteve contato com a Secretaria Municipal de Saúde, que se pronunciou através de Nota e registrou, no caso especifico de Ângela da Silva Santos que “o encaminhamento encontra-se na Central da Regulação, aguardando a vaga para o encaminhamento”. Ainda segundo a Pasta, o caso da Cidadã é “ambulatorial”. A Saúde Municipal também destacou que nos casos de emergência, o corpo de profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) é acionado para realizar o atendimento.
ATENDIMENTO DE PSIQUIATRIA EM GARANHUNS – Ainda na Nota encaminhada ao Blog do Carlos Eugênio, a Secretaria de Saúde informou que “dispõe atualmente de três profissionais, que são responsáveis por realizar atendimentos de Psiquiatria no Município, através do Centro de Especialidades e Diagnóstico Dr. Luís Lessa. “A Pasta ressalta que o acompanhamento para esta especialidade acontece de forma contínua, visando o diagnóstico preciso, tratamento e prevenção de patologias em pacientes com sintomatologia de sofrimento psíquico”, registrou a Saúde Municipal.
“As consultas de psiquiatria são realizadas periodicamente, com a volta do paciente em questão para nova avaliação do profissional; esta frequência depende também da resposta de cada paciente ao tratamento previsto. Por este motivo, novos agendamentos só são possíveis a partir de critérios que envolvem a situação Clínica de pacientes em acompanhamento, além da ordem cronológica que os encaminhamentos são recebidos pela Central de Regulação Municipal”, acrescenta a Secretaria, complementando que: “esta fila considera prioridades e riscos de cada um, haja em vista a grande demanda por atendimento ambulatorial de psiquiatria”.
DIFICULDADES – Justificando a demora para marcação de consultas ambulatoriais de psiquiatria, a Prefeitura de Garanhuns acrescenta que “outra dificuldade encontrada é a escassez de profissionais desta área, além de especialista vascular e neurologista, com disponibilidade de agenda para atender no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)”. (@blogcarloseugenio, com imagens de Thomas Ravelly/PMG)