(87) 98153-3502

NO AR

Web Rádio Petrópolis

webradiopetropolis.com.br

Brasil

Comando da Caixa entra na mira do centrão, e Lula avalia mudança

Publicada em 11/07/2023 às 09:24h - 30 visualizações

por


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Grupo político quer aumentar espaço dentro do governo e vê boas chances de assumir chefia do banco

BRASÍLIA | Augusto Fernandes, do R7, em Brasília

11/07/2023 - 02H00 (ATUALIZADO EM 11/07/2023 - 09H05)

Lula estaria insatisfeito com a presidente da Caixa

Lula estaria insatisfeito com a presidente da Caixa

RICARDO STUCKERT/PR - 12.1.2023

O centrão intensificou as exigências por cargos de alto escalão no governo federal, e um dos postos que entraram na mira do grupo político foi o comando da Caixa Econômica Federal. O banco é liderado atualmente por Rita Serrano, que tem enfrentado dificuldade para agradar à gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

VEJA TAMBÉM

Fora da agenda, Lula se reúne com Padilha para discutir texto do novo saneamento

BRASÍLIA

Fora da agenda, Lula se reúne com Padilha para discutir texto do novo saneamento

Volta do bônus de produtividade do INSS deve ser assinada esta semana

ECONOMIA

Volta do bônus de produtividade do INSS deve ser assinada esta semana

PGR pede ao Supremo que arquive inquérito sobre deputado que pediu CPMI do 8 de Janeiro 

BRASÍLIA

PGR pede ao Supremo que arquive inquérito sobre deputado que pediu CPMI do 8 de Janeiro

Depois da aprovação da reforma tributária na Câmara dos Deputados, Lula foi cobrado por dirigentes do centrão a ampliar o espaço do grupo no governo. Com Rita em um momento delicado à frente da Caixa, o centrão avalia que pode convencer o presidente a acomodar uma indicação política.

Rita ainda não conseguiu agradar ao governo e — segundo membros do governo — o desempenho dela tem deixado Lula insatisfeito. Um dos episódios que geraram mal-estar no Executivo foi o anúncio de que a Caixa passaria a cobrar uma tarifa nas operações Pix de pessoas jurídicas. A medida repercutiu de forma negativa e o governo precisou voltar atrás por ordem de Lula.

Outra reclamação do trabalho da atual presidente do banco é de que ela estaria retardando a liberação de recursos para projetos patrocinados pela Caixa e, ainda, criando dificuldade para atender a demandas de políticos.

Uma mudança na chefia da Caixa poderia amenizar as cobranças do centrão por mais presença em cargos de importância do governo. O grupo já conseguiu derrubar a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, que vai ser substituída pelo deputado Celso Sabino (União Brasil-PA), e tem pedido o comando de ao menos mais duas pastas: Esportes e Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Na semana passada, em meio à votação da reforma tributária e do projeto de lei que retoma o voto de qualidade do Conselho de Administração de Recursos Fiscais (Carf), Lula empenhou (reservou para uso) um valor recorde de R$ 8,5 bilhões em emendas parlamentares. A quantia corresponde a mais da metade do que foi empenhado ao longo de todo o ano, R$ 16,2 bilhões.

Ainda assim, o movimento do governo não foi suficiente para atender aos interesses do centrão. O grupo “cobra a fatura” da aprovação em troca de consolidar a base de apoio a Lula, sobretudo na Câmara, que no momento tem sido mais fiel ao presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), do que ao governo.

O PP é um dos partidos que mais mostram interesse em embarcar na gestão Lula. Na última sexta-feira (7), o presidente recebeu no Palácio da Alvorada dirigentes de diversos partidos para “comemorar” a aprovação da reforma tributária, e o partido de Lira compareceu em peso. Além do presidente da Câmara, estiveram no encontro o relator da reforma, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), e o líder do PP na Câmara, André Fufuca (PP-MA).

Em meio às negociações com o centrão, Lula busca uma forma de não se indispor com o PT, em especial porque o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome é comandado por Wellington Dias, que é filiado ao partido. A tendência é de que, caso o presidente confirme as mudanças, o ministro seja remanejado para outro posto de importância na Esplanada.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
NO PALCO GOSPEL DO FIG 2024 QUAL DESSES VOCE QUE VÊ?

 ALYNE BARROS
 DALETE HUNGRIA
 DAVI SACER
 GERSON RUFINO
 JULIANO SOM
 VALESCA MAISSA







.

LIGUE E PARTICIPE

Visitas: 590931
Usuários Online: 86
Copyright (c) 2024 - Web Rádio Petrópolis
Converse conosco pelo Whatsapp!