(87) 98153-3502

NO AR

Web Rádio Petrópolis

webradiopetropolis.com.br

Brasil

MUDANÇA: MEC estuda realizar Enem Seriado

Publicada em 06/02/20 às 09:12h - 194 visualizações

por Web Rádio Petrópolis


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Web Rádio Petrópolis)

O Ministério da Educação (MEC) estuda substituir o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no formato atual por provas aplicadas nos três anos do ensino médio regular. A informação é do jornal O Globo. Segundo a reportagem, as três notas (uma de cada ano) iriam compor a média para os candidatos disputarem vagas no ensino superior. A matéria diz ainda que a ideia é começar a aplicação para alunos do 1° ano já no próximo ano, em 2021, e ampliar de forma gradual.


Atualmente, o resultado do Enem é usado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), plataforma online que seleciona estudantes para graduações em mais de 120 universidades públicas do País. É também com o Enem que os jovens podem concorrer a bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni), ofertadas em faculdades privadas. Tem ainda o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), crédito educativo que igualmente utiliza o Enem no processo seletivo.


O texto de O Globo informa que o cronograma planejado pelo Governo Federal prevê provas para o 2º ano do ensino médio em 2022 e para os do 3º ano em 2023. Assim, completaria as três séries do ensino médio. A reportagem diz também que o Enem nos moldes atuais continuaria existindo justamente para atender quem já concluiu o ensino médio ou aqueles que por algum motivo perderem uma das três provas seriadas. Haveria, portanto, o “Enem geral” e o “Enem seriado”.


O Globo explica que a equipe técnica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do MEC responsável pelo Enem, foi informada da proposta para avaliar a viabilidade da implementação do modelo seriado. As mudanças seriam realizadas em paralelo ao Enem Digital, que segundo o MEC começa neste ano de 2020 em um modelo piloto. Apesar das informações, nem o MEC, nem o Inep se pronunciaram sobre o assunto. (Com informações do JC Online. CONFIRA)


Postado por Blog do Carlos Eugênio  



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
NO PALCO GOSPEL DO FIG 2024 QUAL DESSES VOCE QUE VÊ?

 ALYNE BARROS
 DALETE HUNGRIA
 DAVI SACER
 GERSON RUFINO
 JULIANO SOM
 VALESCA MAISSA







.

LIGUE E PARTICIPE

Visitas: 585010
Usuários Online: 94
Copyright (c) 2024 - Web Rádio Petrópolis
Converse conosco pelo Whatsapp!